Passo a Passo-Bolo de leite em pó

segunda-feira, novembro 09, 2015 Edilene Araújo 0 Comments

Olá amores. Eu sou o tipo de pessoa super curiosa que adora experimentar,não cozinho muito bem, mas,adoro aprender, esses dia estava vendo uma receita de bolo de leite ninho, e  me deu uma vontade de comer, ai eu decidi fazer  e compartilhar a minha experiência e  o resultado com vocês. E modéstia parte ficou muito bom. Então mãos na massa.

Ingredientes:




***Massa



6 ovos
2 xic 1/2 de farinha de trigo peneirada
2 xic  1/2 de açúcar peneirado
250 ml de suco de laranja
1 colhe de sopa de fermento em pó
1 colher de essência de baunilha




***Recheio




200 g de leite em pó
1 caixa de creme de leite
1 caixa de leite condensado
1 tablete de manteiga sem sal(200g)
2-bandejas de morango
1-cachinho de uvas



***Cobertura



12 colheres de sopa de leite em pó
12 colheres de sopa de açúcar refinado
250 ml de água gelada
1 colher de sopa de emulsificante



***Decoração



*chocolate fracionado em gotas
*2 morangos

*criatividade


Modo de preparo:





Os ingredientes, separe  a clara da gema e depois peneire a gema para retirar a  película  que deixa a massa com cheiro forte de ovo. Pique os morangos, e as uvas em 4 partes, não esquecendo de tirar as sementes das uvas, reserve uns 2 ou três morangos inteiros para decorar.







 Bata as claras em neve e reserve, em outro recipiente coloque as gemas, bata um pouco e vá acrescentando o açúcar aos poucos ate ficar um creme bem claro, como na foto acima, no final acrescente a  essência de baunilha.





Apos bater as gemas, acrescente aos poucos a clara em neve e de uma leve batida usando o botão pulsar da batedeira, feito isso acrescente aos poucos a farinha já peneirada com o fermento e  o suco de laranja , e vá mexendo manualmente. Essa massa fica muito boa, cheirosa e  cheia de bolhas, o que vai deixar seu pão de ló bem fofinho.








Coloque a massa em uma forma de 27 ou 28 cm de diâmetro, fica de 30 a  40 minutos no forno, quando  estiver assim bem moreninho já pode retirar e  desenformar.








Após esfriar com auxilio de uma faca grande, ou um cortador próprio para bolo, corte a  massa em três partes iguais. È muito importante esperar esfriar, eu fui muito apressada e  cortei ainda quente e a massa acabou dando uma rachadinha.









Antes da próxima etapa é necessário fazer o recheio. Na batedeira acrescente a manteiga e  metade da caixinha de leite condensado-a outra metade você vai misturar com  500ml de água para poder molhar o bolo- e bata bem, ate formar um creme homogêneo, em seguida acrescente o leite em pó e o creme de leite e bata novamente ate ficar esbranquiçado e reserve.

 Pegue a  mesma forma que assou o bolo, cubra ela com plastico para monta-lo, coloque a primeira parte cortada do bolo, molhe com a calda feita com o leite condensado, acrescente o creme feito com o leite em pó, e em seguida os morangos e as uvas, coloque a segunda parte da massa, regue com a calda,  coloque novamente creme e morangos, coloque a  terceira parte da massa e  molhe por cima.





Após colocar a ultima parte do bolo, leve a  geladeira para ficar firme , por pelo menos 4 horas. Feito isso, hora de fazer o glacê de leite ninho.Em uma batedeira acrescente o leite em pó, a água gelada, o açúcar e o emulsificante,bata tudo ate obter ponto de chanttily





Desenforme o bolo em uma bandeja, e cubra-o com o glacê com a ajuda de uma espatula .









Para a decoração, eu derreti um pouco de chocolate fracionado em gotas, coloquei em um saquinho plastico e fiz alguns espirais no papel manteiga.








Foi esses espirais que fiz, eu fiz o processo umas três vezes, ai quando você ver que a  primeira camada de chocolate já esta endurecendo, você gruda o papel manteiga ao redor do bolo e espera um pouco, depois é só retirar o papel que os espirais vão ficar pregados lá. Você pode fazer o desenho que quiser, a imaginação é o limite.










Esse é o meu bolo pronto, e eu fiquei muito feliz com o resultado. Façam o de vocês e compartilhem o resultado. :)


























































You Might Also Like

0 comentários: